POR PROHUNTERS · PUBLISHED 29 DE SETEMBRO DE 2020 · UPDATED 30 DE OUTUBRO DE 2020
Quando se fala em armas, é muito provável que venha a sua mente sobre revólver e pistolas.
Algo que muitas pessoas tem dúvida é sobre as diferenças de revólver e pistola. Ao pensarem em adquirir sua primeira arma curta fazem essa pergunta, há sempre uma certa dúvida para qual tipo de arma, qual é mais adequado para proteção, qual é mais seguro e todos os benefícios.
Calibre à parte, conhecer a ambos, ajudará os possíveis proprietários a fazer uma escolha adequada.
Importante ressaltar, que o operador do armamento tenha ciência que não existe calibre ou armamento perfeito, cada um tem seus prós e contras, e, dentro destas características, com seu gosto e sua necessidade escolher a arma ideal.
REVÓLVER
O revólver é uma arma de tambor rotativo com várias câmaras de disparo, de 5 a 8, geralmente, surgiu como conhecemos hoje, com tambor em 1835. É uma arma bem popular e conhecida no Brasil. O armamento é mais fácil de ser manuseado, sendo de fácil aprendizagem e operação, desmontagem e limpeza simplificada.
O mecanismo do revólver funciona da seguinte forma: o momento em que o “cão” recua, por ação simples ou ação dupla, o tambor gira uma alocação a qual será disparada, caso haja falha no disparo, somente puxa o cão novamente que a arma estará pronta para disparo.
Peças de um Revolver
Além disso, por ter uma mecânica mais simplificada, o revólver fica menos exposto a panes. E por ter diversas câmaras de disparo, sua operação não fica tão vulnerável a falhas de munição, tais falhas podem ser corrigidas com um novo acionamento do gatilho, ação fácil e instintiva. Sendo um fator positivo.
Em seus pontos negativos entram a capacidade de tiro limitada e a recarga demorada, mesmo com jetloader, que é uma ferramenta para agilizar o processo de recarga de revólver. Diminui, mas não resolve completamente o problema de recarga do revólver.
Muitas pistolas modernas são feitas de materiais leves, incluindo polímeros, enquanto a maioria dos revólveres é feita de aço, tornando mais pesado. Isso permite que eles manuseiem os calibres mais altos nos quais eles são freqüentemente compartimentados, além de ajudar a reduzir o recuo de feltro desses calibres.
A desvantagem disso é que você pode achar um revólver menos confortável de carregar. Outro ponto que é menos confortável de transportar e mais difíceis de ocultar, devido aos cilindros dos revólveres, eles são tipicamente mais largos que a maioria das pistolas.
Devido à força de seu gatilho e tração mais longa, é muito menos provável que você atire em um revólver quando não pretender. Os gatilhos de ação dupla têm um gatilho mais longo e mais pesado do que a maioria das pistolas semi-automática. Para muitos atiradores, isso torna mais difícil agilidade e precisão, especialmente ao disparar vários tiros.
PISTOLA
A pistola por sua vez é uma arma mais sofisticada e complexa que o Revólver. Por volta do fim do século 19, surgiu uma das primeiras armas com força do recuo para se auto carrega, que foi a Borchard C-93. RR
Entre os fabricantes de pistolas, muito trabalho foi feito para torná-los o mais confortável e adequado possível na sua mão, com melhor ergonomia. Pistolas semiautomáticas são leves, Isso torna muito mais confortáveis para transporte velado.
Em sua operação, basta manobrar o ferrolho para trás, então carrega a arma para o primeiro disparo e a partir daí a ação dos gases provenientes da combustão da pólvora agem sobre o ferrolho fazendo assim o carregamento automático.
Esta ação dos gases, levando o ferrolho para trás, geram a automação da extração do estojo. Quando o ferrolho volta a frente, passa pelo carregador levando uma munição e a colocando na câmara, e do acionamento do sistema do gatilho, deixando a arma engatilhada.
Para Carregar essa Arma de Fogo Novamente basta se apertar o botão que solta o carregador vazio, sendo comum se possuir mais de um carregador, o que torna bem rápido a reposição.
Para seu manuseio e limpeza é necessário conhecimento de desmontagem em primeiro escalão visando segurança e bom funcionamento.
Nomenclatura das partes de uma Pistola
Partes de uma Pistolas
Dos pontos interessante a ser ressaltado nas pistolas é a trava de segurança, trava do gatilho, e trava do ferrolho.
As suas características são:
-Arma Curta (Pequenas Dimensões).
-Capacidade de Munição de 07 a 18 cartuchos em média.
-Acondiciona sua munição em um carregador, colocado na empunhadura da arma.
-Após Cada Disparo os Estojos Vazios são Arremessados para fora da Arma, através da Janela de Ejeção.
Análise Geral
Em resumo, podemos considerar a vantagem das pistolas quando comparadas aos revólveres que fica por conta da capacidade de armazenamento. Quando se trata de poder de fogo, indiscutivelmente, pois mesmo um revólver de 8 tiros com jet-loader (carregadores) extras não é páreo para a capacidade de até 18 munições em determinadas pistolas.
Aliás, como diz o ditado é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.
Pistolas são ótimas para tiro esportivo e defensivo porém exige mais conhecimento de quem a possui.
A favor do revólver é a facilidade de desmontagem para limpeza de rotina e simplicidade no seu manuseio. Revólver tem chances muito baixa de pane mecânica, pouca capacidade de tiro e uma variedade enorme de tamanhos e modelos muito confiáveis, são ótimos para tiro intuitivo – aquele sem mirar – tem ótima condição de emprego no tiro defensivo e velado. Sua operação é simples e descomplicada, não exigindo muito conhecimento da pessoa que o possui.
Conclusão
Sem polemizar o debate atemporal, acima das vantagens e desvantagens, que cabe a você decidir por si mesmo.
Independentemente da sua escolha, importante ressaltar, que você deve se sentir confortável com ela e aprender a atirar com precisão.
Tanto a pistola quanto o revólver são excelente armas. Você tem o direito de gostar mais de um do que de outro. Quanto também de escolher as 2 para seu acervo.
Uma dica importante, independente de qual é a sua preferência, se for portar uma arma, tenha proficiência de uso, seja hábil, do contrário ela só irá lhe atrapalhar. Treine sempre!